Push
Push e Pull são conceitos aplicados em uma cadeia de suprimentos (supplychain) ou em processos de manufatura, são várias as definições sobre estes conceitos. Partindo do pressuposto da tradução de cada conceito, onde:
Push =Empurrar
Pull =Puxar
Estes conceitos são aplicados para interpretar situações diversas em uma cadeia de suprimentos, sendo o sistema push, fabricar ou iniciar uma cadeia sem que haja um pedido realizado, o início se dará em qualquer ponto da cadeia para posterior venda ou consumo do produto/serviço, o sistema pushtrás consigo uma segurança quanto ao cumprimento de prazos edisponibilidade do produto/serviço, porém faz uso de estoque.
Em contrapartida, o sistema pull inicia ou fabrica a partir de um pedido ou solicitação realizado, por isso o nome "puxado", pode ocorrer em qualquer ponto de uma cadeia de suprimento, geralmente solicitado pelo cliente final. Este conceito muito utilizado em JIT (Just in Time) não faz uso de estoque, porém trás insegurança quanto ao prazo ou disponibilidade imediata do produto/serviço.
Exemplo1: Uma padaria pode trabalhar com os dois conceitos simutâneamente, ao ir em uma padaria verificamos os pães prontos para o consumo, dispostos em uma vitrine á espera de clientes. Este conceito aplicado é o push, ou seja, a padaria produziu os pães e os colocou para seus clientes, neste caso não houve nenhum pedido ou solicitação
Exemplo 2: Ao irmos na mesma padaria verificamos que não há pão doce na vitrine, logo faremos a slicitação para que a padaria possa produzir o pão doce, neste caso os clientes puxamos a produção, ou seja, a padaria já sabe quantos pães produzir e para quem vender.
Vale lembrar que geralmente ao aplicar o sistema push, devemos ter em mãos informações e histórico de vendas, deste modo evitamos custos e produção excedente.