PUSH PULL
EXEMPLO:. Ao ir em uma padaria verificamos os pães prontos para consumo, dispostos em uma vitrine à espera de clientes. Este conceito aplicado é o push, ou seja, a padaria produziu os pães e os colocou para seus clientes, neste caso não houve nenhum pedido ou solicitação.
VANTAGEM: Uma vantagem para o sistema PUSH, é que a empresa está bastante certa que terá produto suficiente na mão para completar os pedidos dos clientes, impedindo a incapacidade de atender a demanda do cliente para o produto.
DESVANTAGEM: Um outro problema com os sistemas de controle de pressão de inventário, é que se o produto em excesso é deixado em inventário, Isso aumenta os custos da empresa para armazenar esses bens.
PULL: A execução é iniciada em resposta aos pedidos dos clientes. A demanda é conhecida com certeza. Os processos podem ser definidos também como reativos, porque, reagem à demanda do cliente.
EXEMPLO: Ao irmos na mesma padaria verificamos que não há pão doce na vitrine, logo faremos a solicitação para que a padaria possa produzir o pão doce, neste caso nós (clientes) puxamos a produção, ou seja, a padaria já sabe quantos pães produzir e para quem vender.
VANTAGEM: Uma vantagem do sistema é que não haverá excesso de inventário que tem de ser armazenado, o que reduz os níveis de inventário e os custos de transporte e armazenamento de mercadorias.