2409 estratégias para ganhar dinheiro com o Tesouro Direto
Massaro descreve como objetivos financeiros os propósitos de acúmulo de patrimônio – por exemplo, para comprar um carro, um imóvel ou para se aposentar – e de geração de renda – por exemplo, para uma pessoa que já está aposentada e deseja obter rendimentos para complementação de renda. As principais estratégias são:
Aumento de patrimônio
Comprar apenas títulos que não pagam cupom, isto é, NTN-F e NTN-B estão excluídas desta carteira. Isso porque ao não receber os juros semestralmente, o dinheiro que seria pago a título de cupom continua rendendo, resultando em uma rentabilidade maior.
Além disso, todo o imposto de renda é pago de uma só vez no resgate, que se for feito após dois anos, terá alíquota de apenas 15%. Não será preciso pagar IR sobre os cupons, portanto, a alíquotas maiores, no início do investimento.
O ideal é casar os vencimentos com a data em que você vai precisar do dinheiro. Assim, se você pretende poupar para a aposentadoria com o Tesouro Direto, há NTN-B com vencimento para 2035 e até em 2050.
Geração de renda
Para quem quer obter rendimentos periódicos, a dica é escolher títulos que pagam cupom, isto é, NTN-F e NTN-B.
Como o pagamento é semestral, para receber em períodos de tempo menores, o mais aconselhável é montar uma carteira de títulos de diferentes tipos e séries, para que eles paguem cupons em datas distintas e com frequência maior que de seis em seis meses.
Conforme a necessidade do investidor, as duas estratégias podem ser combinadas. Lembrando que títulos que pagam cupom sempre acabam rendendo menos que títulos para o mesmo vencimento que não pagam cupom. Aqueles que querem potencializar a rentabilidade de seus investimentos por meio da aplicação em títulos públicos podem adotar estratégias de acordo com suas expectativas em relação à taxa Selic, uma vez que as remunerações dos títulos baseiam-se na taxa de juros atual e nas perspectivas para a Selic no futuro.
Embora tenham baixo