As Dimens Es Da A O Humana E Os Valores
Direitos
Um direito é uma reivindicação legítima ou justificada que deve ser reconhecida e aceite pelos outros. O relativismo cultural é incompatível com a ideia de direitos humanos universais porque para o relativismo cultural não há princípios éticos universais.
Normas morais e normas jurídicas
O que é uma norma moral? É uma regra de comportamento que determina o que devemos fazer (ou não fazer) para que a nossa ação seja moralmente boa ou moralmente valiosa. Todas as sociedades possuem um código moral, isto é, um conjunto organizado de normas que prescrevem o que é moralmente valioso.
Além de um código moral, encontramos também na maioria das sociedades humanas um código jurídico. O que distingue as normas morais das normas jurídicas?
Diferenças importantes:
As normas morais propriamente ditas não são impostas por uma força ou autoridade externa como as normas jurídicas;
As regras morais são mais abrangentes do que as normas jurídicas;
Nem tudo o que é legal é moral.
As diferenças entre moral, encontramos também na maioria das sociedades humanas um código jurídico.
Para agir bem basta cumprir o que uma norma moral prescreve? Violar significa sempre que estamos a agir mal?
1. Cumprir a norma moral estabelecida torna a minha ação correta?
2. Violar essa norma torna a minha ação moralmente errada?
Mas o que é agir moralmente bem?
Este problema é um dos grandes problemas da reflexão moral ou ética. Recebe o nome de problemas da fundamentação da moralidade da ação humana.
Teoria deontológica de Immanuel Kant:
A tese que á deveres absolutos que não podem em circunstância alguma serem violados. Chama-se a isto cumprir o dever pelo dever. Só agindo com intenção de cumprir absolutamente o dever é que agimos bem. As consequências de uma ação não são critério adequado para avaliar se é boa ou má. Há ações que são erradas em si mesmas por melhores que sejam as suas consequências. Há ações que são boas em si mesmas, apesar de as consequências, não serem