purificação da anilina e síntese da acetanilida
A anilina pura é um líquido quase incolor. A coloração dela, se devem as impurezas provenientes de sua produção, da auto-oxidação ou da sua auto-polimerização. São esperados como impurezas benzaldeído, nitrobenzeno e compostos sulfonados.1
2- Objetivo
Purificar a anilina pelo método de destilação simples.
3- Resultados e discussões
À 165°C, caiu a primeira gota de impureza no becher, toda a impureza coletada foi descartada. Quando o termômetro atingiu 180°C, caiu a primeira gota de anilina purificada, a literatura aponta que a purificação da anilina, quando feita por destilação simples, vai de 182°-185°C, essa pequena diferença de temperatura pode ter ocorrido por causa do termômetro que poderia não estar calibrado ou o reagente poderia estar fora da validade.
Conseguiu-se aproximadamente 10 mL de anilina purificada, o que trouxe um rendimento de aproximadamente 33% ao experimento. Esse baixo rendimento deveu-se ao fato de não poder destilar toda a anilina presente no balão volumétrico, já que se o balão ficasse em contato com aquecimento e sem líquido no seu interior ele poderia quebrar.
4- Parte experimental
Pegou-se 30 mL de anilina com o auxílio de uma proveta graduada, logo em seguida, transferiu-se o líquido para o balão volumétrico. Montou-se o aparato de destilação simples (suporte universal, garra, termômetro, condensador e balão volumétrico) e as junções foram vedadas com fita vedante, a placa de aquecimento foi ligada e a temperatura foi aumentada de forma gradativa, quando a temperatura de 180°C foi atingida, as primeiras gotas de anilina purificada começaram a gotejar para dentro do erlenmeyer, quando conseguiu-se obter aproximadamente 10 mL de anilina purificada, desligou-se o aquecimento. Após isso, tampou-se o erlenmeyer e armazenou-se em local adequado.
5- Conclusão
O objetivo de purificar a anilina foi alcançado, a destilação é um bom método de purificação pois é fácil, rápido e não demanda grandes tecnologias, porém ele