trabalho
Você sabia que no Brasil são comercializado 350 milhões de litros de combustível diariamente e esse volume gera um faturamento equivalente a mais de 5% (por cento) do PIB do país, o que deixa claro que esse setor é importante e não para por aqui.
São mais de 40 mil postos de serviço empregando mais de 500 mil pessoas diretamente, e sem contarmos os empregos indiretos, estamos falando de um segmento que beneficia mais de 700 mil famílias e envolve milhares de empreendedores de grande, médio, e pequeno porte.
Tudo isso faz com que os postos de combustíveis seja assunto de grande exposição e interesse na mídia quanto na sociedade.
Afinal são mais de 77 milhões de veículos que depende desse serviço.
Como você pode ver é uma questão de utilidade pública e segurança nacional.
A atividade dos postos de serviços é regulado pela agencia nacional do petróleo e fiscalizada pela própria ‘’anp’’ além da secretaria da fazenda, inmetro, corpo de bombeiros, Polícia ambiental, Prefeitura, e pelo Ministério Público e emprego.
Toda essa fiscalização é necessária porque essa atividade é estratégica e envolve muitos riscos, já que existe uma concentração elevada de inflamáveis e uma movimentação constante de veículos e pedestre.
Atento a esses perigos inerentes ao produto, as atividades e aos riscos, o governo quer promover cada vez mais um controle adequado desses locais através da nr20 norma que regulamenta atividades que movimenta inflamáveis e combustíveis.
O ministério de trabalho e emprego enfatiza o posto de serviço como um segmento que requer gestão, segurança e saúde ocupacional.
Isso significa uma nova forma de gerenciamento para o posto.
A nr20 possuí 20 itens normativos que abrange todo o ciclo da vida de um posto de combustível, desde o projeto inicial passando pela operação e manutenção do serviço até a desativação da suas instalações.
A nr20 foca a prevenção, controle de riscos a saúde, e segurança do operador