Acetanilida
As aminas possuem caráter básico, pois o nitrogênio pode oferecer um par de elétrons através de uma ligação covalente coordenada. O caráter básico das aminas é acentuadamente mais forte que o dos álcoois, éteres e ésteres porque o nitrogênio é menos eletronegativo que o oxigênio e, portanto, capaz de oferecer o par de elétrons disponível com maior facilidade[1].
Dentre as aminas mais importantes estão as aminas aromáticas que são extremamente tóxicas e sua absorção prolongada através da pele pode ter conseqüências letais.
A substância química acetanilida, é um produto orgânico da família das amidas aciladas aromáticas, estas têm ação analgésica suave e antipirética, ocorrendo na forma sólida na temperatura ambiente, de cor branca solúvel em água quente e na maioria dos solventes orgânicos.
Está no grupo dos primeiros analgésicos a serem introduzidos para substituir os derivados da morfina. No entanto, seu uso deve ser controlado, uma vez que essa substância é tóxica e pode causar sérios problemas no sistema fisiológico.
A acetanilida, por ser uma amida secundária, sua síntese se da através de uma reação de acetilação da anilina.
2 OBJETIVOS
Preparar a acetanilida a partir de uma reação de acetilação da anilina e realizar procedimento de purificação do produto reacional através de recristalização.
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foram realizados dois experimentos ara essa síntese.
3.1. Experimento1
Uma massa de 2,1g de acetato de sódio foi pesada, e em um béquer adicionou-se 7,9mL de ácido acético glacial. Após, em constante agitação, colocou-se 7,6mL de anilina e 8,5mL de anidrido acético em pequenas porções.
Em seguida, desejou-se 200mL de água destilada. A mistura foi resfriada em banho de gelo para formação de precipitado cristalizado e, em seguida filtrada com água gelada. Foi realizada recristalização e o calculo do rendimento.
3.2. Experimento2
Adicionou-se 2mL de anilina a uma mistura contendo 3mL de HCl e 6mL de água. Em seguida foram