Ligações Quimicas
RELATÓRIO LIGAÇÕES QUIMICAS
Condutividade elétrica dos compostos iônicos moleculares
Discente: Rosângela Mattos
Disciplina/Semestre: Quimica Geral / 2ºSemestre
Docente: Gustavo Pricinotto
CAMPO MOURÃO
2013
RESUMO
Este relatório trata-se da análise de um experimento realizado para e identificar a condutibilidade elétrica em diferentes soluções aquosas. A condutibilidade elétrica é a capacidade de uma determinada solução, em meio aquoso, conduzir corrente elétrica. Para se analisar essa condutibilidade realizou-se experimentos com diferentes soluções que recebiam uma corrente elétrica e analisou-se a capacidade das soluções de conduzi-la.
INTRODUÇÃO
1) Eletrolito:
Algumas substâncias quando em meio aquoso são capazes de conduzir eletricidade. Isso se deve porque há uma dissociação de átomos em íons com carga elétrica positiva (cátion) e negativa (ânion). Estas substâncias são chamadas de eletrólitos e ocorre uma migração de cátions e íons na solução dos eletrólitos.
Para classificar o grau de condutibilidade elétrica de um eletrólito deve ser levado em consideração a concentração, o grau de ionização e a natureza do solvente. Dessa forma é possível dividir as soluções em eletrolítica e não eletrolítica, segundo sua capacidade de conduzir ou não eletricidade.
2.1) Ligação Iônica:
Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. Íons são átomos em desequilíbrio elétrico e apresentam carga positiva ou negativa.
Esse tipo de ligação geralmente ocorre entre um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a ceder elétrons e um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a receber elétrons. Os átomos que apresentam facilidade em perder elétrons, são em geral os metais das famílias IA, IIA e IIIA, e os que recebem elétrons são os ametais das famílias VA, VIA e VIIA.
2.2) Ligação Covalente e polaridade:
Ligação covalente é o que