PURA
A água forma os rios, lagos, oceanos, geleiras, lençóis subterrâneos e o vapor que faz parte do ar atmosférico da Terra.
Toda água existente no planeta está em constante movimentação devido a um fenômeno natural chamado “ciclo hidrológico.”
A água doce constitui apenas 3% do líquido disponível no planeta.Boa parte disso concentra-se nas geleiras e, secundariamente, em grandes profundidades, tornando sua captação economicamente dispendiosa.Daí a urgente necessidade de uso racional e de medidas de proteção desse recurso natural.
Distribuição da água doce disponível (%):
Água doce superficial em cursos d’água
0,03
Em lagos e lagoas
3,00
Água doce subterrânea a menos de 800m prof.
96,97
É essa a água disponível para os seres vivos em geral, inclusive o homem, os animais e os vegetais.
O Brasil dispõe de 8% do total de água doce suficiente do planeta.Porém, a maior parte da mesma – cerca de 80% - está localizada na região Amazônica.Os 20% restantes se distribuem desigualmente pelo país, atendendo 95% da população.
Com relação ao planeta desde 1900 houve uma quadruplicação da população mundial, mas o consumo de água quase decuplicou no mesmo período segundo estimativa da ONU, no começo do século XXI cerca de 1/3 dos países do globo sofre com escassez permanente de água.
Como se percebe, a água - líquido já chamado de “Sangue da Vida”, e tão precioso quanto aquele – é, na verdade, um recurso finito e vulnerável. No entanto o homem parece ainda não ter se dado conta disso, pois a degradação ambiental provocada pela poluição dos recursos hídricos acaba por contribuir para um agravamento do problema da escassez da água, representado pelas dificuldades de abastecimento das grandes cidades e áreas industriais, do fornecimento da água para irrigação, óbice esse que vez ou outra pode associar-se a períodos de estiagem.
(Princípios Básicos do Saneamento do Meio)
JUSTIFICATIVA
Nas últimas décadas,