ciencias sociais
Pólo de Extensão da unidade de ensino superior do sertão da Bahia
Serviço Social
Formação Sócio histórica do Brasil
Professora: Arquelha Oliveira
Aluno(a): Soraia de Fátima Cavalcante Dantas
Assunto: Fichamento
Equador-RN
27/04/2013
1.0)BRASIL COLÔNIA: Foi o período colonial brasileiro da forma definida pela historiografia em que o território brasileiro era colônia de Portugal.
1.1)CAPITANIAS HEREDITÁRIAS: Foram instaladas captanias prevendo uma possível invasão; porem elas trazem como conseqüência conflitos com os índios do litoral.
1.2)A FASE DO AÇUCAR E AS CAPTANIAS HEREDITARIAS-SÉCULOS XVI E XVII : o açúcar era um produto de grande aceitação na Europa,após experiencais no nordeste iniciou a plantação em larga escala,como forme de Portugal lucrar com açúcar.
1.3)ADMINISTRAÇÃO COLONIAL:Após as tentativas fracassadas de estabelecer as captanias hereditárias,a coroa decidiu estabelecer um Governo-Geral,o primeiro Governador-Geral foi Tomé de Sousa, que tinha como missão combater indígenas e rebeldes,aumentar a produção,defender o território e procurar jazidas.
2.0)A ECONOMIA AÇUCAREIRA:O engenho era a base da economia da época,O Brasil se tornou o maior produtor de açúcar nos séculos XUI e XVII.As regiões açucareiras eram Pernambuco,Bahia,parte do Rio de janeiro e São Vicente (São Paulo).
2.1) A SOCIEDADE COLONIAL:Era uma sociedade patriarcal,pois osenhor de engenho exercia grande poder,As mulheres tinham pouco ou nenhum poder,e nenhuma participação política.
2.2)ALIMENTAÇÃO NO BRASIL COLONIA:Os portugueses que vieram para o Brasil tiveram que alterar hábitos alimentares.O trigo,foi substituído pela farinha de mandioca.
2.3)INVASOES FRANCESAS NO BRASIL:Os franceses invadiram Portugal,fazendo com que a coroa viesse para o Brasil.Causando a revolta do porto que queria tirar Dom João VI e transferir o poder para uma assembléia escolhida pelo povo,reescrever uma