contexto historico do naturalismo
O Naturalismo é a radicalização do Realismo. (1880) Essa nova escola literária baseava-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade. esboçou o que podemos declarar como os primeiros passos do pensamento Teórico evolucionista. expandiu-se para outras artes.
No Brasil, as primeiras obras naturalistas são publicadas em1880, sendo influenciadas pela leitura de Zola. O primeiro romance é O mulato (1881) do maranhense Aluísio de Azevedo o escritor que melhor representa a corrente literária do naturalismo entre nós.
Características do Naturalismo
Determinismo : personagem condicionado pelos três fatores :raça-meio-momento
Cientificismo : aplicação do método experimental à literatura.
O Patológico : destaque às situações e personagens anormais, doentios e desequilibrados, mórbidos.
Diferenças do Naturalismo
-Forte influência da literatura de Émile Zola (França).
-Romance experimental, apoiado na experimentação e observação científica.
-A investigação da sociedade e dos caracteres individuais ocorre “de fora para dentro”, os personagens tendem a se simplificar ,pois são vistos como joguetes, pacientes dos fatores biológicos ,históricos e sociais que determinam suas ações, pensamentos e sentimento.
-Volta-se para a biologia e a patologia, centrando-se mais no social.
-As obras retratam as camadas inferiores, o proletariado, os marginalizados e, normalmente, os personagens são oriundos dessas classes sociais mais baixas.
-O tratamento dos temas com base em uma visão determinista conduz e direciona as conclusões do leitor e empobrece literariamente os textos.
FOTO DO PRINCIPALAUTOR DO NATURALISMO NO BRASIL
Aluísio Azevedo com a obra O mulato, publicado em 1881,marcou o início do Naturalismo brasileiro, a obra O cortiço ,também de sua autoria, marcou essa tendência.