PUNI O NEGATIVO
A punição geralmente é aplicada para eliminar comportamentos inadequados ou por um comportamento que não é aceito no ambiente. Na maioria das vezes punições muito severas não impedem o individuo de repetir esses comportamentos, e sim quando essas punições acabam e esses comportamentos voltam.
Mas só podemos chamar de punitivo quando a freqüência do mal comportamento vai diminuindo.Sendo o que é punitivo para um, não é para outro.
Assim passamos por dois tipos de punição, a positiva e a negativa, e as duas diminuem a probabilidade de o comportamento ocorrer.
Exemplo: 1- Se o pombo defecar fora do local apropriado é-lhe removida a alimentação; 2- Se criança partir um jarro deixa de poder ver televisão durante uma semana;
Punição – Diminui as chances de o comportamento voltar a ocorrer.
Negativa – Diminui as chances de o comportamento voltar a ocorrer, retirando O reforço.
Exemplo: o filho faz birra para chamar atenção do pai e o pai não dá atenção. O reforço que seria a atenção que o pai daria, foi retirado.
REFORÇO NEGATIVO
Reforço – (negativo e positivo) Aumenta as chances de o comportamento voltar a ocorrer.
Negativo – Aumenta as chances de o comportamento voltar a ocorrer retirando uma situação aversiva. Exemplo: estar com dor de cabeça e tomar remédio. Foi retirada a situação aversiva de dor.
Fuga –(reforço negativo) Foge na situação. Exemplo: uma conversa paralela com uma pessoa que não te interessa. Então você sai.
Esquiva –(reforço negativo) Se comporta para que a situação não ocorra.
Exemplo: Ao ver alguém que não te interessa, passa longe para evitar conversas.