a guerra do fogo
Discutiremos os seguintes tópicos:
Tempo histórico: o filme aborda a pré-história (Idade da Pedra Lascada), em torno da descoberta do fogo. É movimentada somente pelas ações dos personagens e pela linguagem corporal dos mesmos. Há 80.000 anos atrás, uma tribo de ancestrais humanos que depende do fogo para proteção e aquecimento acidentalmente tem sua chama extinta. Na comunidade primitiva temos uma pequena coletividade assentada sobre a propriedade comum da terra e unida por laços de sangue. Seus membros eram indivíduos livres, com direitos iguais, que ajustaram as suas vidas às resoluções de um conselho formado democraticamente por todos os adultos, homens e mulheres, da tribo. O que era produzido em comum era repartido com todos, e imediatamente consumido. O pequeno desenvolvimento dos instrumentos de trabalho impedia que se produzissem mais do que o necessário para a vida quotidiana e, portanto, a acumulação de bens.
Quantas tribos e suas características são apresentadas no filme:
São apresentadas quatro tribos no filme:
Tribo Ulan que vive em torno da descoberta do fogo. Durante uma luta com lobos e macacos perdem o fogo que mantinha aceso a todo custo. Tinham o fogo como um fenômeno sobrenatural, cultuando-o, pois não tinham noção de como fazê-lo. A linguagem dessa tribo é marcada por grunhidos e gritos. O sexo era feito de uma forma animalesca e instintiva.
Tribo Ivaka: a mais evoluída de todas as tribos, por saber que o sexo é uma forma de procriar, a comunicação era mais evoluída pois era feita através de uma linguagem própria. Dominava a forma de fazer o fogo.
Tribo Wagabou: pouco evoluída, quase não se distingui dos macacos por seus corpos cobertos por muitos pelos, por não se comunicar através da fala e sim por gestos e grunhidos, esse tipo de