a historia das coisas
Roteiro:
1. O vídeo trata-se de um documentário. Como se percebe isso?
2. Quais os dados principais sobre quem o produziu, o porquê e a época e lugar de produção?
3. Qual e o público-alvo? É bem delimitado?
4. Qual o tema central do filme? E interessante? Por quê?
5. Há narrador, personagens? Comentem.
6. Existe semelhança com algum outro filme (longa ou curta) a que vocês tenham assistido? Quais?
7. Qual a opinião de vocês, considerando a totalidade do filme e do projeto? Justifiquem o posicionamento.
A história das coisas é um documentário de aproximadamente uns vinte minutos e faz uma reflexão sobre as questões ambientais, sobre o tema do consumismo, que é o ato de comprar produtos ou serviços sem ter consciência do que está consumindo e qual a razão para consumir. Tem uma apresentadora que explica as etapas de extração, de produção, de distribuição, de consumo de um determinado produto até o tratamento do lixo.
O documentário tem como caráter educativo, com um grande público alvo, para que todos possam conhecer a realidade da industrialização dos bens de consumo e alguns desenhos que tem por objetivo alertar sobre fatos que afetam o meio ambiente e até mesmo as vidas humanas, mas que estão escondidas propositalmente por empresas, corporações e políticos com a finalidade de atingir lucro e muito poder.
Roupas, computadores, celulares, carros, entre outros se tornam “fora de moda” a cada ano ou a cada estação. Mais produtos precisam ser gerados, com mais inovações a cada fase; e isso ocorre à custa da natureza. Madeira, aço, água e diversos outros recursos naturais são explorados em demasia para suprir essa economia de materiais que parece não ter fim.
Além da retirada excessiva dos recursos naturais há também, o problema do lixo que, normalmente, é depositado diretamente em aterros ou incinerado primeiro e posteriormente encaminhado para os aterros. E a quantidade de lixo é enorme, pois a população é muito grande e o consumo de produtos