Comportamental
Analise do filme “Validação: o poder do elogio e da positividade”. No qual pudemos avaliar a pratica de alguns conceitos behavioristas, observando que a todo momentos emitimos comportamentos que influenciam em nossa sociedade.
O filme começa nos apresentando Hugh Newman um simples funcionário de estacionamento que parecer ter o “dom” de fazer as pessoas sorrirem através de elogios. Pessoas vão validar suas horas de estacionamento tristes, cansadas, muitas vezes desanimadas e este simples funcionário consegue faze-los se sentirem melhores. Assim a fama de Hugh cresce e as pessoas passam a frequentar o estabelecimento somente para ouvi-lo falar. Ao observamos de um âmbito behaviorista notamos um de seus mecanismos clássicos (S-R-Sc), já que segundo Skinner todos nós aprendemos a nos comportar e sempre há uma relação entre as respostas dos organismos e o ambiente.
Outro mecanismo importante apresentado no inicio do vídeo é a presença de reforçadores, onde o próprio Hugh é um reforçador. Entendemos por reforçadores como consequência de um comportamento que mostra-se capaz de alterar a sua frequência, tornando-o mais provável. Reforços são estímulos que incentivam um determinado comportamento, em oposição à punição. Há ainda uma classificação dos reforçadores de acordo com a consequência (comportamento): positivos ou negativos.
Reforços que consistem na apresentação de estímulos, no acréscimo de alguma coisa, são denominados reforçadores positivos. Já reforços que funcionam na remoção de alguma coisa em determinadas situações são denominados reforçadores negativos. Em ambos os casos. O efeito do reforço é o mesmo: a probabilidade da resposta será aumentada. Hugh é ao mesmo tempo agente controlador (reforçador positivo) adicionando elogios e alegria nas vidas das pessoas tanto quanto é influenciado por agentes externos, como os sorrisos das pessoas (reforçador).