Publicidade Enganosa
A ideia inicial, sem nem ao ler o conteúdo ou as chamadas da revista, é de que comprando-a o consumidor pode chegar ao corpo e beleza do homem estampado na capa. Analisando um pouco mais a fundo o produto, as manchetes dão a entender que chegar ao corpo perfeito é fácil, basta seguir os passos “mágicos” que a revista oferece. Em praticamente todas as chamadas há o uso de verbos que determinam o que o leitor deve fazer, como em: “corpo forte agora” ou em “79 jeitos de ficar mais atraente já” que enfatiza ainda mais essa ideia de que adquirindo a revista seus resultados serão imediatos.
Retomando que a publicidade enganosa além de mentir deixa de passar as informações básicas ao consumidor, no caso em questão, a Men’s Health em nenhum momento informa que para chegar a um resultado como o previsto por eles é preciso muito mais do que ler a revista. Precisava-se deixar claro que cada organismo e corpo reagem de uma determinada forma ao exercício físico ou dieta. Deixa de transmitir também que as dicas dadas não são universais como aparentam e que seguir uma dieta ou série de exercícios sem a orientação de um profissional pode ser prejudicial à saúde. Ou seja, a revista promete o que com certeza não pode cumprir, principalmente para a grande maioria a qual ela é direcionada.
Além desses transtornos causados pela publicidade enganosa em questão, ela também faz com que o consumidor queira adquirir um produto ou serviço, no caso a revista masculina, que parece facilitar a sua vida e que se fosse melhor