psoriase
INTRODUÇÃO
É uma doença inflamatória da pele com caráter crônico é diagnosticada através de manchas avermelhadas cobertas por escamas grossas de cor branca.com tamanhos e formas variadas. Podendo surgir em qualquer área da pele, ela pode ser localizada ou muito dispersa acometendo toda a superfície cutânea. Os locais mais comumente atingidos são os cotovelos, os joelhos, a região lombar, o couro cabeludo e a região sacrococica. Sua principal causa são fatores como trauma, infecções cutâneas e sistêmicas ,fatores ambientais, drogas e estresse também podem desencadear a psoríase. Esta não é uma doença contagiosa, e seu tratamento deve ser feito considerando-se a gravidade e os fatores desencadeantes e afasta-los.
Tipos de Manifestação
Psoríase Vulgar: é a mais comum em 80 a 90 dos casos, tem tamanhos variados, delimitados e avermelhados, escamas secas. surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos;
Psoríase Palmar e Plantar: fissuras nas palmas das mãos e planta dos pés.
Psoríase Gatata ou em gota: pequenos pontos redondos parecidos com gotas(diagnostico diferencial PITIARIASE rósea) lesão de forma oval, varias gotas aparecem em todo o corpo como: tronco, membros e couro cabeludo. pode ser associado a infecção estreptocócica da garganta.
Psoríase Prestulosa: lesão não infecciosa com pus, pele avermelhada e macia, localizadas nas mãos e pés ou generalizadas por todo o corpo.
Psoríase Flexural ou Inversa: manchas lisas inflamadas na pele, ocorre em dobras na pele, como: genitais(coxa e virilha)axila .é agravado pelo atrito do suor.
Psoríase Artropatica: envolve a inflamação do tecido articular e conjuntivo, é mais comuns nas articulações dos dedos das mãos e dos pés. uma dor q surge de repente com dor nas pontas dos dedos das mãos ou dos pés e na minoria das vezes nas articulações dos joelhos. Psoríase eritrodermica inflamação generalizada, esta psoríase pode ser fatal, pois a inflamação e extrema e a esfoliação podem interromper a