Psicossociologia do Trabalho
Grupo I
O constante desenvolvimento dos diferentes contextos laborais arrasta consigo, tanto aspetos positivos, como negativos, inerentes a qualquer clima organizacional. A partir dos conteúdos abordados no presente módulo, diga:
1. O que entende por stress ocupacional.
O termo stress ocupacional deve ser entendido em situações ou relações que se desenvolvem no contexto das ocupações profissionais das pessoas.
Funciona no fundo como um desequilíbrio de perceções, ou seja, na diferença entre o que a pessoa percebe em determinadas exigências do seu contexto de trabalho e as suas capacidades de resposta. As condições em que o insucesso se manifesta na prossecução dessas exigências é também interpretado como podendo ter consequências negativas para a pessoa.
O stress ocupacional pode ser percebido como uma incapacidade do sujeito adaptar-se satisfatoriamente às constantes mudanças e exigências impostas pelo seu trabalho. Neste sentido, as desordens relacionadas com o stress ocupacional devem ser consideradas como traumáticas, dado que as exigências do trabalho excedem por vezes as capacidades do profissional para continuar a cumprir e a manter os níveis de rendimento considerados satisfatórios. Em suma são três os fatores predominantes que originam o stress ocupacional: um quando o profissional se sente incapaz de controlar as condições de trabalho, outro quando não possui estratégias de confronto adequadas e adaptadas à situação e, por fim, quando não possui qualquer fonte de apoio social que o ajude a lidar com as dificuldades colocadas pela sua profissão.
2. Em que consiste o assédio Moral.
O assédio moral consiste na exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício das suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias, onde predominam condutas negativas, relações desumanas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a