Psicopedagogia
A Psicopedagogia é a área de estudo dos processos e das dificuldades de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Além disso, a Psicopedagogia também estuda como ocorre o processo da construção do conhecimento nas pessoas. Tem com objetivo identificar os pontos que possam estar dificultando a aprendizagem do indivíduo, atuar de maneira preventiva evitando-os e criar estratégias e ferramentas que possam facilitar o aprendizado.
A Psicopedagogia faz uso do conhecimento da psicologia, psicanálise, psicolinguística, neurologia, psicomotricidade, fonoaudiologia, psiquiatria e antropologia, para tentar aprender como se dá o processo de aprendizagem nos indivíduos. Há um equívoco de que a Psicopedagogia seria a junção da psicologia com a pedagogia, mas a Psicopedagogia vai além dos conhecimentos específicos de cada uma dessas áreas. Nos dias de hoje, a Psicopedagogia divide-se em: Psicopedagogia Clínica e Psicopedagogia Institucional.
O psicopedagogo é o profissional da Psicopedagogia que procurará compreender as mensagens, muitas vezes implícitas, sobre os motivos que levam as pessoas a obterem resultados insuficientes ao esforço aplicado de uma busca pela aprendizagem. Normalmente, durante o curso de especialização o profissional de habilita para as duas áreas contidas na Psicopedagogia. O psicopedagogo clínico atua em consultório particular ou em uma clínica psicopedagógica, trabalha em um sentido mais geral, promovendo e investigando as possibilidades de mudanças sobre os processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que possam atrapalhar a aprendizagem do paciente. O psicopedagogo institucional atua em empresas, escolas, hospitais e ambientes afins, promovendo processos de aprendizagem, afim de ajudar aqueles que possuem algum tipo de dificuldade para aprender uma nova tarefa ou se adaptar á alguma mudança.
A intervenção do psicopedagogo pode ser de forma preventiva, detectando dificuldades e promovendo sugestões metodológicas, através de