Psicopedagogia
Motivos: tentativas de organizar novos métodos para a educação.
O movimento da psicopedagogia nos Estados Unidos: causas orgânicas.
O movimento da psicopedagogia na Europa: objetivavam atender crianças ou adolescentes que tinham dificuldades de aprendizagem apesar de não apresentarem déficits intelectuais.
De acordo com Janine Mery (1985), o primeiro centro psicopedagógico que se tem noticia foi fundado em 1946 por George Mauco e J. Boutomier e reunia conhecimentos médicos e pedagógicos e tratavam dificuldades de aprendizagem e comportamentos socialmente inadequados tanto no lar quanto na escola, tendo como objetivo a sua readaptação e a melhoria das possibilidades de aprendizagem. Tinha como objetivo primordial adquirir um conhecimento total do meio onde a criança vive para compreender o que estava ocorrendo com ela e organizar uma ação reeducadora orientada para a solução dos problemas observados.
Destacam-se ainda os trabalhos de Itard ,Pestalozzi e de Séguin. Esses educadores são considerados, por Jeanine Mery, pioneiros no tratamento dos problemas de aprendizagem, mas não podemos deixar de destacar que eles se preocupavam mais com as deficiências sensoriais e debilidade mental do que com a desadaptação e a dificuldade de aprender.
Maria Montessori dizia que a principal preocupação está na educação da vontade e na alfabetização por meio da estimulação dos orgãos do sentido sendo classificado como método sensorial.
Na Europa e nos Estados Unidos crescem o número de escolas particulares e de ensino especializado para crianças com aprendizagem lenta e surgem na França os primeiros centros de orientação da educação das crianças. Tinha por si múltiplas orientações que objetivava adquirir conhecimento total da criança e do seu meio o que tornaria possível a compreensão do caso e possibilitaria a elaboração de uma ação reeducadora que