o Banquete
O banquete/ Platão ; tradução Jorge Paleikat, notas João Cruz Costa. – [Ed. Especial]. – Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2011. (Saraiva de Bolso) http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/2012/10/O-Banquete-Plat%C3%A3o.pdf 2.Tema
O “Banquete” é um livro de diálogos de Platão atribuídos a ele mesmo. O tema desse livro é o amor. Durante um banquete ,os participantes são convidados a participar de um concurso: venceria aquele que fizesse o mais belo discurso sobre o amor. , O Banquete é escrito no formato de uma peça teatral, em que se apresentam em seu cenário personagens importantes como: Fedro, Pausâneas, Erixímaco, Aristófanes, Agatão, Sócrates e Alcibíades.
3. Conteúdo fichado
O banquete de Agáton
“Confesso, quanto a mim, que ainda me encontro sob incômodos oriundos do banquete de ontem, e o mesmo, creio, cada um de vós poderíeis repetir, porque todos estivestes ontem presentes. “ (p.99)
“E, como falta hoje a todos o desejo de tomar muito vinho, talvez não fosse importuno que eu vos propusesse uma ou duas palavras verdadeiras acerca da embriaguez: dir-vos-ia , então, que dos meus estudos de medicina obtive a firme convicção de que a embriaguez só causa mal aos homens.” (p.100)
“Não é um fato revoltante, caro Erixímaco, que em honra à vários deuses sejam compostos hinos e entoados cantos, e que nenhum dos poetas haja feito um poema em louvor a Eros – de Eros, deus esplêndido e muito ilustre?” (p.101)
“A minha proposta, portanto é a seguinte: que cada um de nós, reclinados ao redor da mesa, a começar pela direita, pronuncie um discurso em louvor de Eros.” (p.101)
O Discurso de Febro
Morrer um pelo outro, bem o sabeis, só o fazem os que verdadeiramente amam.” (p.24)
“Para os gregos basta como exemplo o caso de Alceste, [...] que foi a única que se prontificou a morrer em lugar de seu marido e a dar a vida por ele.” (p.24)
“Os deuses honraram a Aquiles, [...] embora advertido