psicopedagogia
Para Allessandrini (1996), a psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem a pa rtir da contextualização teórico-prática que advém da pedagogia e da psicologia.
A práxis psicopedagógica apresenta propostas educacionais que convidam a criança a participar efetivamente de seu processo de aprendizagem, o que configura a necessidade de uma mudança qualitativa no ensinar e no aprender.
Segundo Visca(1987), a psicopedagogia nasceu com uma ocupação empírica pela necessidade de atender crianças com dificuldades de aprendizagem, cujas causas eram estudadas pela medicina e psicologia.
O especialista em psicopedagogia pode atuar tanto em nível clinico quanto institucional pois ele se propõem a compreender e atuar nos vínculos presentes entre o ato de ensinar e a ação de aprender.
Para Alicia Fernandez (1990), diz que esse saber da psicopedagogia so e possível com uma formação de três pilares, a pratica clinica, a construção teórica e o tratamento psicopedagógico-didático.
A psicopedagogia argentina é bem marcada por autores franceses como Jacques Lacan, Pierre Vayer, Janine Mery, George Mauco, René Diatkine , Pichón-Riviére etc.
Riviére nasceu em 1907 e faleceu em 1977, ele é considerado como o verdadeiro fundador do freudismo argentino. Ele vem contribuir sobre o aspecto social do aprender, a importância do trabalho em grupo vem ampliar o projeto psicopedagógico no sentido de não se prender a um psicologismo e uma redução da individualidade no ensinar. Ele considera o homem como um ser de necessidades que so se satisfaz socialmente. Nas relações de produção o homem emerge como sujeito, com uma forma de pensamento, sentimento e ação. A teoria