enzimas digestivas
- A pepsina é uma enzima digestiva que é produzida pelas paredes do estômago, sendo secretada pelo suco gástrico, e tem como função desdobrar as proteinas em péptidos mais simples, é responsável pela quebra de proteínas.
- A tripsina é um tipo de enzima que age nas proteínas que se encontram no quimo. É produzida pelo pâncreas.
- A quimotripsina é uma enzima digestiva proteolítica. é o processo de degradação (digestão) de proteínas por enzimas, chamadas proteases, ou por digestão intramolecular.
- Enzima Ptialina ou Amilase é a enzima presente na saliva, age sobre os carboidratos de reserva (amido e glicogênio) , fazendo a primeira quebra (digere o amido), e transformando-os em maltose (dissacarídeo) e dextrina (oligossacarídeo).
- Lipase enzima produzida pelo estômago, que tem como função, basicamente, transformar lipídeos (Gorduras) em ácidos graxos e glicerol.
- Protease são enzimas que quebram ligações peptídicas entre os aminoácidos das proteínas. É uma enzima digestiva DAE (dispositivo automático de entrada) na digestão das proteínas.
- A enteroquinase, enzima secretada pela mucosa intestinal, é responsável pela transformação do tripsinogênio em tripsina, reação catalisada pela própria tripsina.
- Peptidase (digestão de proteínas), são produzidas pelas paredes do intestino delgado.
- Lactase enzima digestiva faz com que o açúcar do leite seja quebrado em pedaços menores e assim torna mais fácil a sua digestão. É responsável pela degradação da lactose. São produzidas pela mucosa do intestino delgado.
- Renina enzima proteolítica que age sobre a proteína do leite, a caseína, provocando a coagulação da mesma. Produzidas pela mucosa do estomago.
- Lipase Gástrica enzima lipolítica que age sobre as gorduras já emulsionadas, como as do ovo e a do leite. Produzidas pela mucosa do estomago. O HC1 é responsável pelo caráter ácido do estômago; auxilia a transformação do pepsinogênio em pepsina; age como