Enzimas Digestivas
Disciplina:Ciências
Aluno:João
Professora Marina
Trabalho sobre enzimas digestivas
As enzimas digestivas são catalisadores biológicos liberados no interior dos órgãos do sistema digestório e que promovem reações químicas que reduzem a moléculas menores os compostos orgânicos presentes nos alimentos, permitindo que eles sejam absorvidos e utilizados pelo organismo.
As principais enzimas que agem no processo de digestão humana são:
- amilase salivar ou ptialina, produzida pelas glândulas salivares; eliminada na boca (saliva), age sobre moléculas de amido, reduzindo-as a açúcares menores.
- pepsina, produzida por células da parede do estômago, faz parte do suco gástrico que é liberado no estômago; age sobre as proteínas, transformando-as em oligopeptídios.
- tripsina, produzida pelo pâncreas, faz parte do suco pancreático; liberada no duodeno, age sobre os oligopeptídios, transformando-os em aminoácidos (termina a digestão das proteínas).
- amilase pancreática, produzida pelo pâncreas, faz parte do suco pancreático; liberada no duodeno, age sobre as moléculas de amido, reduzindo-as a moléculas de glicose.
- lipases, produzidas pelo pâncreas, fazem parte do suco pancreático; liberadas no duodeno, agem sobre as moléculas de gordura, reduzindo-as a ácidos graxos.
Alguns fatores influenciam na atividade catalítica das enzimas, tais como: concentração enzimática, concentração do substrato, Potencial Hidrogeniônico (pH) e temperatura. Levando-se em conta a concentração das moléculas de enzimas, quanto maior o seu teor, maior será a velocidade da reação, seguindo proporcionalmente a quantidade suficiente de substratos para reagir com as enzimas. Conforme a demanda no consumo de reagentes vai ocorrendo, a velocidade da reação decai gradativamente. Quando aumentamos a concentração do substrato, a velocidade tende a um limite determinante de acordo com a quantidade de enzimas no sistema. A partir desse ponto nenhuma