Psicopedagogia
Maria Vilani Nogueira de Souza Macool
A aprendizagem sob a óptica de Piaget
Trabalho Mensal apresentado à Faculdade Associada Brasil – FAB, para disciplina de Cognição e Aprendizagem, sob orientação da Profª. Suzi Clemer Rodrigues Ferreira.
Pereiras/SP
Turma B
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ........................................................................................... 02
1 PIAGET E SEU LEGADO EXÍMIO ......................................................... 03
CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................... 05
REFERÊNCIAS ......................................................................................... 07
INTRODUÇÃO
Levando em consideração a história da educação, no Brasil e no mundo, certamente haverá vários estudiosos e pesquisadores que não hesitaram e foram a campo para descobrir como se dava a aprendizagem infantil. Como aquelas pequenas criaturas assimilavam aquilo que eram a elas ensinadas? Por que a aprendizagem só era percebida já nas proximidades dos cinco anos de idade? A aprendizagem tenha causa orgânica ou origem interacionista? Essas interrogações, em meio a tantas outras, pairavam no ar, literalmente, e ficaram sem respostas durante muito tempo.
Importante filósofo e renomado psicólogo, Jean Piaget (1896-1980) foi um dos pioneiros em estudar a mente humana, mais precisamente as habilidades cognitivas. Num laboratório da França, no ápice da década de 20, Piaget percebeu que crianças da mesma faixa etária registravam os mesmos erros, tinham as mesmas dificuldades em certos testes, determinando, ainda que indiretamente, que o pensamento lógico seguia certa programação, uma dada sequencia.
Não é a toa que o presente trabalho vem rememorar as descobertas de Piaget e valer-se de suas ideias para dar solidez e justificar as atitudes e decisões