Psicopedagogia
Fundamentos Biológicos da Educação – Adriana
Município:Platina
Alunos
MATRÍCULA
NOME
14844
Simone Pereira da Silva Montechieze
15231
Juliana Carla Bompani Silva
15228
Érica Cristina de Almeida
Para postar esta atividade, clique em Meus Trabalhos. LEMBRE-SE de informar no envio, o código de todos os participantes.
O sistema educativo em geral está estruturado de um modo predominantemente guiado pelo hemisfério esquerdo. Os conteúdos educativos são seqüenciais. As principais matérias que os alunos estudam são numéricas e verbais: leitura, escrita e matemática. Tudo é regido por horários, as cadeiras são dispostas em filas e os professores distribuem notas.
As últimas pesquisas concluem que a aprendizagem é melhor, mais agradável e mais duradoura quando estão envolvidos os dois hemisférios.
1. Então, por que custa tanto integrar o hemisfério direito na sala de aula? Por que quando pensamos em arte instantaneamente pensamos na aula de artes? Por que deixamos este trabalho para a professora de artes? Como poderíamos envolver a arte e as habilidades do hemisfério direito em uma aula?
O hemisfério direito é o sonhador, o artista e recebe as informações e controla os movimentos do lado esquerdo. Parece idêntico ao hemisfério esquerdo, mas na maioria das pessoas controla as atividades específicas, como as habilidades artísticas e criativas. Se perde muitas vezes no sistema educativo e não é atendido. Se encontrarmos aulas de arte ou aulas de língua onde se pratica "escritura criativa e também cursos de música, mas é pouco provável que encontremos cursos de imaginação, de visualização, de habilidades espaciais, de criatividade, como matéria em si mesma, cursos de intuição ou em inventiva.
O professor precisa criar formas de ensinar os alunos a perceberem as qualidades das formas artísticas. Seu papel é de propiciar a flexibilidade da percepção com perguntas que