Psicopedagogia
Dificuldades de Aprendizagem
Entre as crianças e adolescentes em idade escolar, todos os anos, são identificadas por professores, algumas que não conseguem atingir as expectativas dos pais e da escola, por apresentarem dificuldades no aprendizado escolar em variados graus de comprometimento.
O grande questionamento dos professores e, principalmente, dos pais é: por que algumas crianças aprendem com facilidade, alcançam êxito, e outras simplesmente, apesar de se mostrarem inteligentes ao lidar com informática, videogames, em atividades musicais e esportivas, apresentam dificuldades na aprendizagem escolar - na leitura, na escrita,nos cálculos – ou,ainda, não conseguem concentrar-se nas aulas e nas tarefas escolares?
Numa perspectiva educacional, entendemos que as dificuldades de aprendizagem refletem um impedimento para a aprendizagem da leitura, da escrita, do cálculo e o desenvolvimento de aptidões sociais. Porém alunos com dificuldades de aprendizagem podem apresentar problemas na resolução de algumas tarefas escolares e serem brilhantes na resolução de outras tarefas – comuns ou complexas, no dia-a-dia.
O que percebemos é que, muitas vezes, essas crianças e adolescentes são rotuladas como preguiçosas, bagunceiras e até “burras”, por não conseguirem alcançar boas notas.
Então, temos que estar bem alertas!
Como fazem suas aprendizagens e como aprendem o que aprendem? O pedido de socorro de uma criança ou adolescente pode estar ligado a outros sintomas que não percebemos com facilidade. Ou melhor, às vezes não relacionamos suas dificuldades com a sua aprendizagem. A criança ou o adolescente pode apresentar-se agressivo, muito agitado,
desorganizado, recusar-se a ir à escola ou apresentar apatia para com diversas situações em casa ou mesmo na escola.
Para os pais, é muito difícil admitir que há um problema com o seu filho, que não conseguem resolver em família e considerar a necessidade da ajuda de outras pessoas.