Psicopedagogia
O psicopedagogo tem a função de observar e avaliar qual é a verdadeira necessidade da escola, bem como verificar o processo ensino aprendizagem, como a instituição garante o sucesso da aprendizagem de seus alunos e como a família exerce o seu papel junto a escola nesse processo.
A escola é responsável pela grande parte de formação do individuo, o psicopedagogo na instituição escola procura de uma maneira significativa criar competências e habilidades para solucionar os problemas de aprendizagem de cada indivíduo.
O psicopedagogo pode atuar em diversas áreas como: Hospitalar, Empresarial, Institucional e Clinica de forma preventiva terapêutica, para poder compreender melhor os processos de desenvolvimento e das aprendizagens humanas.
Cabe ao psicopedagogo detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem e procurar da melhor maneira possível sanar essas dificuldades no decorrer do ano.
Quando a escola percebe que a um baixo desempenho acadêmico dos alunos que apresentam dificuldade na aprendizagem a instituição sabe que é através de um profissional qualificado que é o psicopedagogo que esta apta a auxiliar e dar uma assistência aos professores para dar uma melhor condição no processo ensino aprendizagem.
AO psicopedagogo cabe avaliar o aluno e identificar os problemas de aprendizagem, buscando conhecê-lo em seus potenciais construtivos e em suas dificuldades, encaminhando-o, por meio de relatórios, quando necessário, para outros profissionais com o intuito de favorecer o desenvolvimento da potencialização humana no processo de aquisição do saber.
O conhecimento e o aprendizado não são adquiridos somente na escola, mas também são construídos pelas crianças em contato com o social, dentro da família e no mundo que a cerca. A família é o primeiro vínculo da criança e é