Transcrição paleografica
Cota: Portugal, A.H.U., São Paulo, cx.1, doc. 5
Senhor
Jose Rodrigues de Nisa morador na villa de santos do estado do Brasil, fes petição a Vossa magestade neste conselho em que diz que elle serue do officio de escriuão da fazenda da capitania de são Vicente, e nossas aa da comcepção, com a limpeza e satisfação que he nosso, por peça demais deten de setenta anos de hidade, padece muitos acha ques por tais respeito não pode senuir o dito officio, nem acodir as obrigações delle. Pede a Vossa magestade. lhe faça merçe de licença para o poder renunciar em seu filho Jorge Rodriguez de Niza o moço por ter as partes necessárias para o poder seruir, ou em qualquer outro filho seo ou filha.
Pedindo se imformação a dom luis d. Almeida gouernador do Rio de Janeiro, sobre o conteúdo na petição referida, respondeo que o dito Jorge Rodrigues de Nisa he muito uelho e emfermo, e quo tem seruiso o dito officio com bom procedimento, pellas quais razões lhe parece digno de Vossa magestade lhe conceder a licença que pede, para que possa renunciar o dito officio a nhu de seos filhos, ou filha, com o que se animarão os vassalos a seruir com a limpeza que comum
Ao Conselho Pareçe, que uisto o que Jorge Rodrigues de Nisa alega e informa em seu favor o governador do Rio de Janeiro, que diz que seruie o dito officio ham tantos. anos eses o de que se trata de Muy pouca importância, que Vossa magestade lhe deue fazer a merçe que, pede em lisboa ao primeiro de setembro de 653. fato que o officio he de pouca consideração a ver e pensa as de que não renunciara em fazendo filho que não tenha Jnabelidade.
Conde de Odemjra
Salvador Correa j Benevenites
Francisco Vascôncellos da Cunha
Diogo Lobo