Bacellar, carlos. “uso e mau uso dos arquivos”. bassanezi, carla pinsky (org). fontes históricas. são paulo: contexto 2005.
Aluna: Vanessa Karoline de Lima Souza
Disciplina: Os lugares da historia: campos de atuação e formação profissional – 1º Semestre DIURNO (2013.1)
Professor: Onildo Reis David
BACELLAR, Carlos. “Uso e mau uso dos arquivos”. BASSANEZI, Carla Pinsky (org). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto 2005.
O texto relata sobre as condições dos arquivos que são disponibilizados hoje em todo pais. Relata a importância que os governantes demonstram em relação a eles, considerando-os como “arquivos mortos” e sendo malmente acomodado, o que leva a perda de muitos documentos. Ele norteia a maneira correta do manejo para com esses documentos, de que forma o pesquisador deve se portar em contato com esses arquivos. Fala da ineficiência dos profissionais responsáveis por estes arquivos, que acabam não transmitindo as informações necessárias para preservação destes. Ainda relata a falta de informação dos cursos de graduação de História, que não ensinam a seus dissentes a manusear arquivos e a sua importância. É comum encontrar alunos em suas pós-graduações ávidos pelas pesquisas. Como os graduados inseridos em seus projetos de iniciação científica. Com o despertar de bons professores do ensino médio para a indicação aos seus alunos dos melhores livros da literatura histórica, deixando-os com entusiasmo na busca por arquivos como se fosse “Indiana Jones”. Mas nem sempre os cursos de histórias correspondem a essa demanda , pela grade curricular que elas oferecem, preferindo a discussão historiográfica deixando de dar atenção às fontes documentais que norteiam essa produção. E o martírio é comum entre os alunos, de terem um contato maior com esses documentos, conhecer as fontes, poder ver um documento do passado. “Embora seja evidente que a pratica da pesquisa, dia após dia, é o melhor caminho para o aprendizado, algumas observações poderão contribuir para um iniciar menos angustiante e para melhor