Teoria da comunicação
FMU – FIAM FAAM
Comunicação Social – Hab. Publicidade e Propaganda
TEORIA DA COMUNICAÇÃO
São Paulo
2013
A escola de Frankfurt e Jürgen Habermas
Esfera Pública
Comunicação e ação comunicativa
Aruã Lourenço do Nascimento
Caio Andrade Fernandes dos Santos
Marcela Fernandes de Jesus
Rafael Araújo de Oliveira
Vinicius de Paula Andrade Souza
RESUMO
Este trabalho apresenta elementos que constituem grande importância no estudo da comunicação, bem como apresenta de forma geral seus princípios, estudos e conceitos. Mostrando assim, estudos de grandes cientistas e métodos desenvolvidos, que até hoje tem grandes influencias. Desenvolvido e estudado com a finalidade de atingir o objetivo estipulado, que nada mais é apresentar a relação da comunicação nos assuntos determinados com a atualidade.
Palavras chave: Comunicação. Princípios. Conceitos
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta um pouco da história da famosa Escola de Frankfurt e suas ideologias, apresenta também a influencia de Jurgen Habermas sobre ela, grande filosofo e sociólogo alemão, considerado uma das principais correntes do Marxismo cultural. Mostra a influencia dos atores públicos e privados sobre os assuntos públicos discutidos, tal processo que da origem a formação da opinião publica que em sua dimensão é chamada de Esfera Publica. Se tratando de assuntos comunicativos não deixando de citar a Comunicação em si que reproduz o mundo da vida, e a Ação Comunicativa, uma teoria desenvolvida por Habermas explicando a relação interpessoal através da fala e ação.
A Escola de Fankfurt
A Escola de Frankfurt foi fundada em 1924 por iniciativa de Félix Weil. É considerado o berço dos estudos de teoria critica.
Tem sido tradicionalmente tratada como uma escola de pensamento social