PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
1. Na escola,
a) que conteúdo o aluno pode conseguir aprender só decorando (aprendizagem mecânica)?
Na escola os assuntos que podem ser aprendidos só decorando e merecem ser também decorados, para agilizar procedimentos necessários ou muito úteis, na vida diária, são a tabuada (multiplicação, cujo inverso é divisão), ou para realizar atividades que impliquem memorização literal, como teatro, declamação de poesias e outros.
b) qual procedimento poderá usar para decorar?
O processo de aprender de cor realiza-se, em geral, através de repetição, até guardar na memória. Há numerosas técnicas para memorizar, como associar o que está para ser decorado a algo significativo para o aprendiz; organizar palavras mnemônicas com as primeiras sílabas do que está para ser aprendido e outras. Trata-se, pois, de um exercício de retenção fiel do objeto. Quando alguém lhe dá um endereço, você ou guarda de cor ou tem que anotar, para depois consultar quando precisa. A aprendizagem automática deverá ser usada na escola, quando o material a ser aprendido refere-se ao que foi exposto acima: caracteres do alfabeto, sinais matemáticos, símbolos químicos, os vocábulos da própria língua e de outras línguas. Essas representações são arbitrárias, porque só uma convenção pode defini-las ou modificá-las.
c) quais conteúdos o aluno deverá aprender buscando entender o significado (aprendizagem significativa)?
Os textos a serem usados na escola (material didático) trazem informações para serem aprendidas. Devem, portanto, apresentar essas características de unidade, clareza e coerência. Só assim é possível ao estudante fazer ligações coerentes, com sentido, entre os conhecimentos que ele já tem com os conteúdos tratados nesses textos. Entretanto, é importante não confundir “lógica” com verdade. Um romance tem significado lógico, embora não seja verdadeira a história por ele contada. A mentira pode ser entendida, porque sua exposição tem significado lógico, isto é, unidade,