psicopedagogia institucional
URSO DE PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCINAL
EMILIANA PAULINO DE OLIVEIRA
RESUMO DO LIVRO:
PSICOPEDAGOGIA CLINICA MANUAL DE APLICAÇÃO PRATICA PARA DIAGNOSTICO DE DISTURBIOS DO APRENDIZADO.
TIANGUÁ-CE, 2013.
CAP. 1- O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO
O Atendimento Psicopedagógico, realiza atendimentos individuais em situações de dificuldades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem. Acolhe o indivíduo em sua angústia, desvenda as razões e compreende as dificuldades, caracterizando assim, sua intenção.
1.1 - Psicopedagogia Reeducativa
No passado o papel do psicopedagogo era eminentemente partidário, no sentido de se impedir a possibilidade de uma avaliação crítica das condições sociais, institucionais e, consequentemente, individuais. Com o término da ditadura percebeu-se que a prática da Psicopedagogia Reeducativa não suprimia o sintoma, apenas o deslocava para outra área do conhecimento.
1.2 - Psicopedagogia Clínica
A Psicopedagogia Clínica não é uma prática confinada a consultórios particulares. Ela é muito mais uma maneira de olhar o processo ensino/aprendizagem, maneira esta que não se limita ao sintoma, mas busca as causas deste sintoma. Desta forma sua prática tanto pode se dar no consultório particular, como na escola ou no hospital.
1.3- Psicopedagogia Preventiva
Essa prática preventiva que não exclui o olhar clínico tem uma ligação muito estreita ao que comumente se intitula, no Brasil, Psicopedagogia Institucional.
Busca-se, através desta prática, prevenir os possíveis problemas de aprendizagem de ordem reativa, isto é, aqueles problemas que aparecem como reação a uma inadequação institucional. Essa ação preventiva também pode acontecer no âmbito da instituição familiar, quando o psicopedagogo orienta os pais e/ou filhos em relação às atitudes promotoras da