Psicopatologias
A Psicopatologia é o estudo sistemático do comportamento, da cognição e das experiências anormais; o estudo dos produtos de uma mente com transtorno mental.
Transtorno de Ansiedade
Os mais comuns entre os transtornos psiquiátricos relacionados com o estresse apresentam manifestações de ordem somática, que combinadas com as manifestações psicológicas e a instabilidade emocional, chegam a incapacitar o indivíduo para um desempenho eficaz. Alguns sinais e sintomas são os seguintes:
• expectativa do pior ante qualquer notícia;
• sensação de tensão, irritação, impossibilidade de relaxar;
• dificuldade para conciliar o sono (insônia inicial);
• dificuldade para se concentrar nas atividades;
• alterações de memória.
As intensas manifestações somáticas chamam atenção e o que não é invulgar, são conduzidas a tratamentos paliativos.
Transtorno obsessivo-compulsivo
Obsessão é a persistência patológica de um pensamento ou sentimento irresistível, sempre associado á ansiedade, que não pode ser eliminado da consciência pelo esforço da lógica.
Compulsão é o comportamento ritualístico de repetir procedimento estereotipado, com o objetivo de prevenir um evento improvável.
É comum entre pessoas que sofreram atos de violência a permanência da figura do estuprador, do sequestrador, do agressor que as persegue, repetindo o calvário em pensamento. O psiquismo desloca essa imagem para um ritual, na forma de mecanismo de defesa.
O indivíduo reconhece o caráter intrusivo dos pensamentos; contudo, não consegue afastá-los, porque são involuntários, ainda que repugnantes e dolorosos.
Transtorno do estresse pós-traumático
Várias de suas consequências nem sempre são atribuídas ao trauma, porque, muitas vezes, as pessoas os ocultam, por vergonha ou ignorância e também, porque surgem na de uma resposta tardia ao evento, como sugerem as seguintes:
• súbita paralisação das atividades, com períodos de afastamento mais ou menos longos, em decorrência do estado físico e emocional;