psicopatologia infantil
PSICOPATOLOGIA INFANTIL
1. Um jovem de 14 anos é trazido ao setor de emergência depois de ser encontrado no porão de sua casa pelos pais em pleno horário de aula. Os pais foram para casa após receber um telefonema da escola informando que seu filho não comparecia às aulas havia quatro dias. O menino estava trabalhando freneticamente em um projeto que, segundo ele, resolveria a crise de combustível. Começara a voltar para casa da escola depois que os pais saíam para o trabalho, porque o professor de ciências não o deixava mais usar o laboratório após o horário escolar. O paciente discutira com o zelador da escola após este ter-lhe solicitado que fosse embora por ser muito tarde. O menino afirmava que o zelador era um espião estrangeiro que estava tentado impedir seu progresso. Os pais se sentem muito orgulhosos do interesse do filho pela ciência, mas admitem que ultimamente esteja mais difícil lidar com ele. O jovem não consegue parar de falar sobre seu projeto e não deixa ninguém mais falar. Nas últimas semanas, tem lido até tarde da noite e dormido muito pouco. Apesar disso, parece ter muita energia e surpreende os amigos dos pais com planos detalhados de como vai salvar o mundo. Sua linha de pensamento é difícil de acompanhar.
Qual o diagnóstico mais provável?
Esquizofrenia na infância.
Quais aspectos podem ser destacados como relevantes para este diagnóstico?
O menino estava trabalhando freneticamente em um projeto que, segundo ele, resolveria a crise de combustível; O menino afirmava que o zelador era um espião estrangeiro que estava tentado impedir seu progresso; Parece ter muita energia e surpreende os amigos dos pais com planos detalhados de como vai salvar o mundo. Sua linha de pensamento é difícil de acompanhar.
2. Os pais de um garoto de 10 anos percebem que seu filho se sai bem na escola e se dá bem com a família até o momento em que não recebe permissão para fazer algo que deseje. Nessas ocasiões, ele se