Psicomotor E Cognitivo
Quando ainda recém nascido a criança precisa de cuidados e estímulos externos, provenientes de outras pessoas, para que se desenvolva, aprenda e execute o que lhe foi transmitido. Um toque, a forma de falar, o modo de reação dos pais, o seu meio social, tudo isso pode vir a interferir no crescimento desse bebê. Por conta disso, devemos levar em consideração fatos que por muitas vezes nos passam por desapercebidos, ou não chamam nossa atenção, por exemplo a forma que agimos com um bebê, qualquer toque ou ação pode ser tido como um estímulo para a criança, uma simples brincadeira, pode vir a se tornar um exercício saudável para o desenvolvimento físico e mental da criança.
Mês a mês podemos perceber o desenvolvimento dessa criança, cada dia que passa essa criança se torna mais apta a estar no mundo de forma autônoma, com suas própria forças obter o que deseja, por exemplo, com o tempo ganha força para conseguir buscar o brinquedo desejado com suas próprias forças, sem precisar da ajuda de um adulto. Mas sempre tendo em mente, que o papel do adulto nessa fase da vida, é muito importante, e até mesmo essencial, pois, tudo que a criança irá desenvolver, virá do adulto com a qual convive.
O seu psicomotor começa a ter um foco para se firmar, não apenas observação, mas comandos de ação também, a execução dos seus pensamentos por conta própria, no passar dos dias.