psicometria
O trabalho a seguir se propõe a analisar e discutir no ponto de vista da análise funcional do comportamento os estímulos, as atitudes, as reações, e as condições de comportamento do personagem Melvin, portador de Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) interpretado por Jack Nicholson na cena do restaurante, em que são apresentadas várias características comportamentais estudados no campo da análise funcional. Também há uma sinopse na qual são apresentados os principais comportamentos compulsivos do personagem Melvin.
No filme “melhor é impossível”, Melvin Udall, personagem interpretado por Jack Nicholson é um homem “frio”, solitário, preconceituoso e inconveniente, que sofre de TOC (Transtorno obsessivo compulsivo), aparentemente sem sentimentos, Melvin é vizinho de Simon que se torna alvo de constantes comentários maldosos feitos por ele. Simon é um artista plástico, homossexual dono de um cachorro que é outro motivo de discórdia entre Melvin e Simon.
Simon sofre um assalto aonde é agredido violentamente, sem a possibilidade de cuidar de seu cachorrinho de estimação, Melvin é obrigado a cuidar do cachorro de Simon.
Melvin leva uma vida rígida e rotineira ele sofre de TOC e no seu quadro de compulsão ele apresenta hábitos como: rodar a fechadura várias vezes, acender as luzes na mesma quantidade de vezes que roda a fechadura, ao lavar as mãos ele troca de sabonetes várias vezes entre outros.
Melvin come sempre no mesmo restaurante, onde conhece Carol por quem se apaixona, ele gosta de ser atendido por ela que é a única pessoa que o suporta, e entende seu hábito de comer sempre com talheres de plástico que traz de sua casa.
Cena do restaurante
Melvin como em um ritual almoça todos os dias no mesmo local, restaurante que trabalha Carol, a única garçonete que suporta o desrespeito de Melvin. (Estimulo antecedente reforçador positivo)
Carol reforça o comportamento inadequado de Melvin, quando aceita a forma que ele o