Psicometria
Márcia Kellen Tavares Gomes1
O que é e pra que serve a Avaliação Psicológica?
O termo Avaliação se remete à manifestações, atos humanos como julgar, avaliar, averiguar, ponderar, interpretar, classificar, entre outros. A partir disso, surge a Avaliação Psicológica como um processo técnico-científico de coleta de dados e informações confiáveis acerca de fenômenos psicológicos, utilizando-se de técnicas, métodos e instrumentos psicológicos variados, concretizando-se assim, como um processo integrado de estratégias psicológicas. O ponto de partida para o encaminhamento do indivíduo para a Avaliação Psicológica sempre é, necessariamente, uma pergunta. Dessa maneira, a Avaliação Psicológica pretende responder perguntas e através de seus resultados, possibilitar a formulação de uma intervenção posteriormente. Nessa perspectiva, a Avaliação Psicológica pode ser utilizada em diversos contextos e áreas de atuação como educação, trabalho, saúde, entre outros.
Quais as principais formas de se fazer Avaliação Psicológica?
As técnicas de Avaliação Psicológica podem se dividir em três tipos:
1) Testes psicológicos (Escalas, baterias, pranchas, etc.).
2) Técnicas de entrevista (Anamnese, entrevista semiestruturada, etc.).
3) Observações (Observação do comportamento do sujeito nas tarefas de vida diária e observação, se necessário, de prontuários médicos, histórico escolar, exames, etc.).
Aplicar um teste é mesmo que realizar uma Avaliação Psicológica?
Não. O teste é apenas mais uma das técnicas utilizadas na Avaliação Psicológica. Essa última se concretiza como um processo integrado que pode envolver diversas estratégias psicológicas para coleta de dados.
Como os testes psicológicos podem ser classificados?
Os testes psicológicos podem ser classificados de diversas maneiras:
1) Segundo a OBJETIVIDADE e PADRONIZAÇÃO:
Testes Psicométricos;
Testes Projetivos.
2) Segundo o CONSTRUTO:
Testes de Capacidade ou Aptidão;
Testes de Preferência.
3) Segundo