PSICOMETRIA
PSICOMETRIA
MANAUS
2015
ROBERTH BRENNO OLIVEIRA GOIS DA SILVA RA= C304EJ-3
PSICOMETRIA
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de psicometria do curso de psicologia turno noturno da Universidade paulista - unip ministrado pela professora Silene.
MANAUS
2015
ORIGEM E HISTÓRIA DA PSICOMETRIA
Embora o registro do surgimento dos testes psicológicos seja no início do século XX, muito antes disso, já se fazia o levantamento de características e das habilidades das pessoas. Por exemplo, Urbina (2000) afirmou que 200 a C., na China eram realizados concursos públicos, e as provas para seleção envolviam proficiência em música, uso do arco, habilidades de montaria, exames escritos pertinentes ao tema do concurso. O desenvolvimento científico dos testes psicológicos iniciou-se em meados do século XIX. No que se refere à clínica, na área de Psiquiatria temos registros que na França e Alemanha os profissionais realizavam provas para avaliar o nível de desenvolvimento cognitivo das pessoas que apresentavam alterações de comportamento e danos cerebrais (McReynolds, 1986). As investigações sobre a inteligência e suas dificuldades ganharam proporção com a evolução da psicologia experimental, que nasceu na Alemanha com a criação do laboratório de Leipzig. Na mesma época, no laboratório de Psicologia da Sorbone (1885) - França, onde Ribot instituiu a disciplina psicologia experimental e, em 1894, Binet assume a direção do laboratório. A história da psicologia mostra que a partir daí inicia-se a expansão dos testes de inteligência. Os primeiros trabalhos de psicometria foram realizados:
• Pelo inglês Francis Galton (1822 - 1911);
•O americano J. M. Catell (1860 - 1944) e;
•O francês Alfred Binet (1857 - 1911). Mindrisz (1994) subdivide esse movimento em três fases: Período Galton - Catteliano,