psicologos que contribuiram para a educacão
Através da pesquisa realizada, observamos que cada individuo tem diferentes subjetividades, e que ao chegar à escola traz consigo suas particularidades, portanto a tarefa dos docentes não é só a de ensinar aos seus educando alguns conceitos fundamentais, ma sim, proporcionar aos mesmos circunstancias favoráveis ao aprendizado. Logo o presente trabalho visa mostrar as contribuições de alguns dos teóricos da psicologia para a área da educação tais como: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev. S. Vigotsky.
2. SIGMUND FREUD
O austríaco Sigmund Freud (1856-1939) é conhecido como o "pai da psicanálise". Seus estudos influenciaram muitas áreas do conhecimento humano, inclusive a educação.
A descoberta da sexualidade infantil, paralela à constatação da importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento do indivíduo e na origem das neuroses, levou Freud a priorizar questões ligadas à educação. A Psicanálise, fundamentada na investigação analítica, viu-se pronta para apontar ao educador, os princípios e possibilidades do seu poder além dos seus erros.
Freud relacionou o pensamento filosófico ao pensamento neurológico e somente ele levou para dentro dos círculos intelectuais a sexualidade em todos os seus sentidos e cogitou a influenciar que os instintos sexuais têm em nossos problemas, angustia sonhos e comportamentos.
A contribuição de Freud na área da educação se deu quando ele relacionou a sexualidade com a educação dividindo o parelho psíquico em três partes o pré-consciente, o consciente e o inconsciente e logo após chegou a conclusão de outro aparelho psíquico o id, ego e o superego ( o id funciona como o inconsciente o ego como o consciente e o super ego funciona como uma censura, ligada a moral ), porque até então para os estudiosos crianças não tinha sexualidade, e só à desenvolvia a partir dos 11 anos na puberdade. Freud concluiu que todo se humano já nasce com a sexualidade,