PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
“Psicologia Educacional: uma ponte entre dois mundos?” (Sprinthall & Sprinthall, 1993, p.3)
Finalidade:
“A finalidade principal da Psicologia da Educação e da Psicologia Escolar ou do Ensino é utilizar e aplicar os conhecimentos dos princípios e métodos da Psicologia para a análise e para o estudo dos fenómenos educativos” (Coll, Gomez & Marí, 2000, p.17).
Adicionalmente, possui a tripla finalidade de: i) contribuir para a elaboração de uma teoria explicativa dos processos educativos (dimensão teórica ou explicativa), ii) elaborar modelos e programas de intervenção direcionados (dimensãotecnológica ou projetiva), e iii) promover uma pratica educativa, mais eficaz e satisfatória, relacionada com as orientações teóricas que formula (dimensão técnica ou prática) (Coll, Marchesi, Palácios & cols., 2004).
Objecto:
A maioria dos autores considera o processo ensino-aprendizagem como o objecto fundamental desta ciência [importando considerar uma perspectiva de desenvolvimento global e integral dos indivíduos] (Barros & Barros, 1996).
A Psicologia da Educação deve estruturar-se em torno do processo ensino-aprendizagem que serve de fio condutorpara a definir como sistema coerente e organizado de conhecimentos (Beltrán, Moradela, Alcaniz, Calleja & Santiuste, 1990).
O objecto de estudo são os processos de mudança (e.g. desenvolvimento, aprendizagem e socialização) que ocorrem nas pessoas na sequência da sua participação numa ampla gama de situações e atividades educacionais (Coll et al., 2004).
É a análise, promoção e avaliação do comportamento do educador e do educando em situação educativa, através de métodos científicos, orientando a sua ação pelos objectivos que estabelece (Barros & Barros, 1996)
Origem conceptual
Para compreender melhor a Psicologia da Educação importa abordar a variação e flutuação terminológica a ela associada. Alguns autores preferem a denominação de Psicologia Pedagógica ou Psicopedagogia à de