Psicologia
Energia: A energia mental é algo que pode ser transformado, dirigido, acumulado, preservado, descarregado e dissipado, mas não pode ser totalmente destruído.
Libido: É a energia que constitui o substrato das transformações da pulsão sexual.
Deslocamento: Transferência da libido de uma forma de expressão para outra.
Pulsão: As pressões são forças que atuam na vida mental.
Subdivisões da personalidade:
Id: O id é a parte mais obscura, inacessível e desorganizada da personalidade e o mais primitivo e mais velho dos sistemas mentais.
Ego: É a parte organizada da personalidade. É o executivo, envolvendo todas as funções denominadas especificamente psicológicas: percepção, aprendizagem, memoria e raciocínio.
SuperEgo: Reflete os padrões da sociedade em que a criança é educada e é a última subdivisão da personalidade a ser formada. O SuperEgo luta pela perfeição.
As qualidades mentais, pode ter uma das três qualidades: consciente, pré-consciente ou inconsciente.
Consciente: É a qualidade momentânea que caracteriza as percepções externas e internas do meio do conjunto dos fenômenos psíquicos.
Pré-Consciente: O pré-consciente é sobretudo utilizado como adjetivo, para qualificar o que escapa a consciência atual sem ser inconsciente no sentido estrito.
Inconsciente: É constituído por conteúdos recalcados, aos quais foram recusado o acesso ao sistema pré-consciente-consciente pela ação do recalcamento.
Princípio do Prazer: O indivíduo busca o prazer e evita o desprazer
Princípio da Realidade: Um dos princípios que regem o funcionamento mental
Processo primário e processo secundário: O processo primário caracteriza o sistema inconsciente e o processo secundário caracteriza o sistema pré-consciente-consciente.
Instintos: Um instinto é a representação mental, no id, de uma fonte somática interior de estimulação
Desejos: Desejo é o sintoma de privação, de ausência.
Necessidade: Nasce de um estado de tensão interna, encontra sua satisfação pela ação