MARKETING FARMACÊUTICO
PROFESSOR: ROBERTO VENERANDO
ALUNO: JOSÉ CAMILO DE SOUZA
CURSO: FARMÁCIA
4º TERMO
DEPARTAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
O marketing pode ser entendido como um processo de relacionamento entre empresa e consumidor, onde a empresa busca satisfazer o desejo do seu consumidor através da aquisição de um objeto, por meio da troca de um bem pelo que é desejado.
No ramo farmacêutico, o marketing se volta para o estabelecimento de uma relação fidelizada com seus clientes, tendo como objetivo oferecer serviços, resolução de problemas e qualidade no atendimento, como forma de se manter no mercado concorrente.
Atualmente o cliente está cada vez mais exigente. Desta forma, o cliente deve ser visto como um ponto individual, onde se deve dar um enfoque exclusivo e voltado para as suas necessidades únicas, ou seja, um atendimento personalizado. Quanto melhor o atendimento melhores os resultados.
Em um relato de mau atendimento, observa-se o caso da senhora M.L., que em uma farmácia de uma rede importante, questionava o funcionário sobre os preços dos produtos, que não constavam nos mesmos. Segundo conta, o funcionário respondia de forma arredia e com certo ar de irritabilidade. Mesmo assim, resolveu levar alguns produtos. Ao chegar no caixa, foi informada que um dos produtos levados deveria ser comprado com outro, para que o valor de promoção fosse computado. No entanto a cliente afirmou que não queria levar tal produto e que pagaria o valor sem ser da promoção. Isso causou grande irritação do caixa, que a questionou em voz alta, do por que levar um produto da produto da promoção se não queria o mesmo, que tudo aquilo geraria uma grande burocracia e que daria muito trabalho para a mesma. Extremamente chateada, a cliente deixou os produtos no caixa e foi embora.
Esse tipo de comportamento por parte dos funcionários é um marketing negativo para a farmácia, uma vez que uma dos maiores instrumentos de marketing é a interação realizada