Psicologia
PROCESSOS COMPROTAMENTAIS
Os processos comportamentais não e nada mais do que conceitos e teoria. As Teoria Comportamental marca definitivamente a transferência da ênfase na estrutura organizacional para a ênfase nas pessoas. Ao transferir o foco, a Teoria Comportamental realinha e redefine os conceitos de tarefa e de estrutura sob uma roupagem democrática e humana. A escola Comportamental prosseguiu na análise das organizações por meio de conceitos relacionados com a estrutura informal, como comportamento, cultura, crenças e valores, relações interpessoais, atitudes e pelos desejos e expectativas de indivíduos e grupos. Nessa teoria, as pessoas são o ativo mais importante da organização.
CONCEITOS GERAIS
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais, sentimentos, pensamentos, razão, inconsciente, e o comportamento humano e animal. Para estes fins há vários métodos, como a observação, estudos de caso, estudos em neuropsicológica entre outros estudos multidisciplinares. Outro objeto de estudo da psicologia são as personalidades desviantes, com comportamentos inadaptáveis, chamados de patologia.
A psicologia procura explicar, prever e modificar os comportamentos.
A psicologia é uma ciência considerada das áreas sociais, ou humanas, portanto é estudada tanto em métodos quantitativos como em métodos qualitativos. Estes métodos aplicam-se ao estudo dos processos psíquicos, geradores de comportamentos. Os estudos clássicos em psicologia baseavam-se justamente nos comportamentos, que eram diretamente observados, que faziam com que o psicólogo inferisse um processo psíquico; porém, com os avanços das neurociências, na actualidade, também é possível, mesmo que rudimentarmente, estudar os processos psíquicos na sua origem. A introspecção é outro método para chegar aos processos conscientes, e a livre-associação aos processos inconscientes. Existem vários outros métodos desenvolvidos, cada um para estudo de um ou mais