Trabalho Teoria de Vigotski
CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
O PENSAMENTO DE VYGOTSKI
PROFESSRO: Drº Dimas Lucena
JOÃO PESSOA – PARAÍBA
FEVEREIRO – 2015
O PENSAMENTO DE VYGOTSKI
Trabalho apresentado à disciplina Psicologia da Educação, ministrada pelo Prof. Drº Dimas Lucena, do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba.
JOÃO PESSOA – PARAÍBA
FEVEREIRO – 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
04
2. TEORIA VIGOTSKIANA
06
2.1. O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM
08
2.2. VYGOTSKI E A EDUCAÇÃO
12
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
13
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
14
1. INTRODUÇÃO
Lev Vygotsky nasceu em 1896 na Bielo-Rússia, de família judia. No ano de 1918 formou-se em Direito pela Universidade de Moscou. Casou-se aos 28 anos e teve duas filhas. Faleceu em 1934, vítima de tuberculose, doença com que conviveu durante quatorze anos. Enquanto cursava Direito também participava dos cursos de História e Filosofia. A partir de suas experiências através da formação de professores na escola local do estado, dedicou-se ao estudo dos distúrbios de aprendizagem e de linguagem, das diversas formas de deficiências congênitas e adquiridas, e assim graduou-se em Medicina, fundou o laboratório de psicologia da Escola de Professores de Gomel, dando várias palestras que posteriormente foram publicadas no livro Psicologia Pedagógica no ano de 1926. Após ter participado do II Congresso de Psiconeurologia (estudo das intenções entre cérebro e mente) em Leningrado, foi convidado a trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou devido a sua atuação (COELHO E PISONI, 2012).
Iniciou sua carreira aos 21 anos, após a Revolução Russa e já nesta época preocupava-se também com questões ligadas a Pedagogia. Em 1922 publicou um estudo sobre os métodos de ensino da literatura nas escolas secundárias.