Introdução descrição de cargos
1. Objetivo
Nosso plano de cargos e salários tem como o objetivo deixar claro para os colaboradores as regras de ascensão e a política salarial da empresa. Assim, quando o colaborador entra na empresa, já sabe qual será sua perspectiva de carreira e possibilidades na empresa.
2. Princípios Básicos da Administração de Cargos e Salários
A administração de cargos e salários da empresa será feita considerando os seguintes princípios básicos.
O salário de cada cargo será baseado nos conhecimentos exigidos pela função, complexidades das atividades desenvolvidas e responsabilidades pela execução de tarefas ou apresentação de resultados específicos esperados do cargo.
Os salários serão estabelecidos de forma a serem competitivos quando comparados com os padrões de mercado de empresas que tenham situação econômico-financeira semelhante à da nossa empresa. Por exemplo, empresas que sejam parecidas com a nossa em termos de porte, participação de mercado, filosofia de gestão empresarial e outros fatores que possam indicar que utilizam profissionais do mesmo gabarito dos nossos. Uma remuneração competitiva nos permitirá atrair e reter profissionais de bom desempenho.
A política salarial levará em conta o desempenho econômico-financeiro da empresa e suas perspectivas de crescimento e desenvolvimento. A evolução dos salários será prevista no orçamento, da mesma forma que todas as despesas, receitas e investimentos planejados pela empresa. Como todos os itens do orçamento, a evolução dos salários será acompanhada regularmente pelos sistemas de informações gerenciais.
3. Decisão de implantar um plano de cargos e salários
Todos os dirigentes e gerentes concordaram com a ideia e estão cientes de que as novas contratações deverão obedecer o plano, assim, como aumentos para o quadro de pessoal atual. Assim como entender que apesar da implantação resulte em algum aumento da folha atual, a repercussão dos resultados será colhida especialmente na atração e