psicologia
YESBRAS TUBARÃO
DANIEL MAYER
TUBARÃO (SC) - JANEIRO 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Patrimonio
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade. É o objeto de estudo da contabilidade.
Abrange tudo aquilo que a pessoa tem (bens e direitos) e tudo aquilo que a pessoa deve (obrigações). Do ponto de vista contábil, são considerados apenas os bens, direitos e obrigações que podem ser avaliados em moeda.
Os bens e direitos constituem a parte positiva do Patrimônio, chamada Ativo.
As obrigações representam a parte negativa do Patrimônio, chamada Passivo.
ASPECTO QUANTITATIVO
Neste aspecto os elementos patrimoniais são considerados sob um aspecto homogêneo, que é o da tradução monetária de seus valores, formando por assim dizer um fundo de valores, representados de um lado por valores positivos (ATIVO – bens e direitos) e de outro os valores negativos (PASSIVO - obrigações), tendo a seguinte classificação:
1.1.1 Ativo
São os valores positivos (bens e direitos) do patrimônio e subdivide-se em:
1.1.1.1 Circulante (AC)
Agrupa as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as despesas antecipadas* (pagas e não incorridas).
Exercício Social – é o espaço de tempo de (12 meses), findo o qual as pessoas jurídicas apuram o resultado do exercício; ele pode coincidir, ou não, com o ano-calendário, de acordo com o que dispuser o estatuto ou o contrato social.
1.1.1.2 Realizável a Longo Prazo (ARLP)
Direitos realizáveis após o término do exercício social subsequente, assim como, também, os direitos derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não