Moclobemida
Faculdade de Ciências da Saúde
Departamento de Ciências Farmacêuticas
Tópicos em Neurofarmacologia
Antidepressivo
Moclobemida
Bianca Fonsêca Matricula: 11/0025644
Jéssica de Souza Matrícula: 11/0089448
BRASÍLIA
2014
Sumário
Resumo 3
Palavras chaves: 3
Introdução 4
Depressão 5
Antidepressivos 7
Inibidores da monoaminoxidase 7
Moclobemida 10
Farmacodinâmica 10
Farmacocinética 10
Absorção 10
Distribuição 11
Metabolismo 11
Eliminação 12
Interações medicamentosas 12
Outras indicações da Moclobemida 14
Conclusão 15
Referências 16
Resumo
A depressão é um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse ou prazer, sentimentos de culpa ou baixa auto-estima, distúrbios do sono ou do apetite, sensação de cansaço e falta de concentração (WHO, 2014)
Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre o mecanismo de ação da depressão e a farmacologia do moclobemida, um dos medicamentos utilizados no tratamento da doença anteriormente citada.
Palavras chaves:
Depressão; antidepressivo; moclobemida; iMAO-A.
Introdução
A depressão é uma doença com grande peso na sociedade atualmente. Sua incidência vem crescendo, atingindo diversos perfis de paciente. Estima-se que pelo menos 350 milhões de pessoas vivam com essa doença no mundo e, todo ano, mais de 1 milhão de indivíduos cometem suicídio em decorrência da depressão (WHO, 2012). Como resultado, o uso de medicamentos antidepressivos tem aumentado expressivamente. Devido a esta alta incidência e à grande complexidade da doença, seu tratamento medicamentoso tem sido cuidadosamente estudado (SANTOLIN, 2013). Os antidepressivos são classificados de acordo com o seu mecanismo de ação em inibidores da recaptação de monoaminas, em inibidores da monoamina oxidase (MAO) e em outros mecanismos (como por exemplo antagonistas dos receptores serotoninérgicos 5 HT2). A inibição da MAO, uma enzima presente no