psicologia
A dificuldade da definição da psicologia como estuda da mente, e que não uma forma de conhecer a mente, considerada como um “ser não natural”, seria impossível para ciência estuda-la. Sendo preferível o termo comportamento, por ser algo observável, mensurável, natural, portando passível de estudo cientifico.
“A psicologia estuda a interação de organismo, visto como um todo, com o seu meio ambiente” (Todorov, Joao Claudio; Harzen & Miller, 1978). Como meio ambiente é um termo quem abrange tanto o meio social, como o biológico, dificulta a delimitação da psicologia com outras ciências (Sociais e Biológicas), definido limites apenas para fins “organizacionais”.
Para facilitar o estudo da interação do organismo com o ambiente, dividiu-se o ambiente em duas grandes áreas, ambiente externo e interno, que respectivamente são divididas em quatro subáreas: O ambiente externo, dividido em externo social e externo físico, e o ambiente interno, dividido em interno biológico e interno histórico. Ambiente interno “Nas interações organismo-ambiente sempre estão presentes interações com o ambiente interno, seja biológico, seja histórico, da mesma forma que estão presentes em interações sociais” (Todorov. João Claudio, p.4). O organismo ao iniciar sua existência até sua morte está em constante interação com o ambiente, mesmo que aparentemente esteja estático, pois processos internos (biológicos, como hormônios, batimento cardíaco entre outros e históricos, que esta relacionado ao que o