Métodos de separação de misturas
Processos usados na separação dos componentes de misturas heterogêneas
1.1 Sólido-sólido
Catação: Quando fazemos feijão ou arroz temos que separar os grãos das impurezas; este é um processo chamado catação. (Separação mecânica com a mão. Só é viável quando as fases sólidas são bem distintas).
Levigação: A levigação é um processo muito usado nos garimpos. Exemplo: areia e ouro. Os garimpeiros colocam a mistura de ouro e areia num tipo de rampa de madeira ou numa bacia chamada bateia e através de uma corrente de água, a areia é arrastada (menos densa), ficando apenas o ouro (mais denso) na parte superior da rampa ou no fundo da bateia.
Ventilação: Se esfregarmos com as mãos, os grãos do amendoim torrado e depois assoprarmos, podemos separá-los de sua película. Este é um processo chamado ventilação. Separação por corrente de ar. Exemplo: Assoprar um recipiente contendo alpiste e casca. A casca é arrastada (menos densa).
Peneiração ou tamização: Para separar a areia mais fina de pedrinhas e outros sólidos, o pedreiro usa uma peneira. Separação mecânica com o auxílio de uma peneira.
Flotação: É quando empregamos um líquido de densidade intermediária. O menos denso flutua. Exemplo: pó de serra e areia. Basta colocar a água, como a água tem uma densidade intermediária, o pó de serra fica em cima da água e a areia abaixo dela.
Separação magnética ou imantação: Consiste na separação das fases de um sistema, quando uma delas é atraída por um ímã. Exemplo: Areia + limalha de ferro.
Dissolução fracionada: Processo pelo qual se separam duas ou mais substâncias sólidas usando um líquido que se dissolva apenas uma delas. Exemplo: sal e areia. Primeiro dissolvemos o sal, despejando um pouco de água na mistura. Em seguida filtra-se a mistura, separando a areia da solução de água salgada, depois é só esperar; o sal é obtido por meio da evaporação da água.
1.2 Sólido-líquido
Filtração: É usada no caso de misturas heterogêneas